/* */ /*
*/

ARTEMIS

 

Artemis

Artemis

O Sistema Artemis é um sistema utilizado pelo NEOA para que os professores solicitem a criação de uma “sala virtual” no AVA Moodle na qual disponibilizarão os seus cursos ou disciplinas.   Atualmente, ele é utilizado, exclusivamente, para esse objetivo (solicitação de criação de disciplinas ou cursos no Moodle por parte dos professores da UNIFEI).

O pedido no Sistema Artemis deve ser realizado (por docentes ou servidores da Unifei) seguindo os seguintes passos: 

  1. Acessar o Sistema Artemis pelo endereço https://neoaapps.unifei.edu.br/artemis/ utilizando CPFe senha institucional (cadastrados para os sistemas SIGAA, SIGRH, SIPAC). 

OBSERVAÇÃO: Para usuários externos, é necessário realizar cadastro.

  1. Preencher todos os dados* necessários para a solicitação da disciplina. Ela deverá estar devidamente registrada no SIGAA, com a sua sigla e modalidade ( presencial ou semipresencial ou a distância). 
  • Os dados a serem preenchidos são: 
  1. Nome da disciplina: preencher com o mesmo nome cadastrado no SIGAA.
  2. Sigla da disciplina: igual à cadastrado no SIGAA.
  3. Ano: Ano corrente da disciplina (Exemplo:2023)
  4. Semestre: Semestre corrente da disciplina (1 para ou 2) 
  5. Turma: Neste campo, deverá ser especificada a turma 
  6. Data de início: data de início da disciplina. 
  7. Data de término: data final da disciplina.
  8. Arquivo com o “Mapa de Atividades” da disciplina: a inclusão do Mapa de Atividades é obrigatória.
  9. Categoria no Moodle Unifei: escolha a categoria na qual a sua disciplina deverá ser inserida e aparecer no Moodle (graduação/pós-graduação etc). 
  10. Campo Observação: neste campo, podem ser colocadas observações sobre a disciplina. É importante que sejam colocadas informações sobre como esse ambiente será utilizado (repositório, atividades síncronas e assíncronas, aulas ead etc) para que se receba o devido apoio pedagógico. Aqui, também devem ser solicitadas inscrições de usuários com a função de tutor e professor extra no Moodle

 

O Mapa de atividades é o planejamento da disciplina. Sua presença na criação da disciplina tem duas funcionalidades:

– Receber apoio pedagógico e instrucional pelos Designers Instrucionais e pela Técnica em Assuntos Educacionais.

– Verificar as ferramentas e plugins que estão sendo utilizados na disciplina a fim de checar sua compatibilidade com o sistema Moodle. Lembramos que o NEOA mantém o sistema Moodle na versão mais atual e a cada versão alguns plugins e ferramentas são descontinuados ou ficam incompatíveis com o sistema. Através do Mapa de Atividades a equipe do NEOA pode orientar os docentes a respeito das ferramentas selecionadas e se necessário sugerir . Caso o docente solicite a equipe de designers instrucionais fornecem o suporte para a criação do Mapa. 

Após realização dessas etapas, caso a solicitação não seja atendida, uma justificativa será dada pelo avaliador. Os motivos para desaprovação de pedido de disciplina serão a não inclusão do Mapa de Atividades ou dados preenchidos de forma incorreta. 

Uma vez aprovada a disciplina no Artemis, o próprio sistema criará a disciplina no Moodle na categoria indicada.  

É responsabilidade do professor: 

– a inscrição dos alunos em sua disciplina; 

– a criação e disponibilização de conteúdos teóricos  e atividades práticas no ambiente. 

– a importação de materiais já utilizados em disciplinas anteriores (quando houver). 

IMPORTANTE: Em nenhuma hipótese, o ambiente de uma disciplina já ofertada em ano anterior poderá ser aproveitado para oferta atual da mesma disciplina para outra turma de alunos. Todas as disciplinas já ofertadas devem ter os seus ambientes mantidos para registro pela instituição. 

A nova disciplina deverá ser sempre solicitada através do Artemis. Nenhum outro meio eletrônico ( e-mail ou whatsapp)  deverá ser utilizado para solicitação de criação de disciplina no Moodle. A solicitação de disciplina também não poderá ser solicitada diretamente ao servidores do NEOA ou UAB, presencialmente. 

Ou seja, para abrir uma sala de aula virtual dentro das plataformas, o primeiro passo é solicitar a criação dessa sala, via Artemis.

Acesse em: https://neoaapps.unifei.edu.br/artemis/