/* */ /*
*/

Núcleo de Educação Online e Aberta realiza evento “NEOA PORTAS ABERTAS!”- Palestra Recursos Educacionais Abertos

No dia 24 de novembro de 2022, a palestra “Educação aberta: práticas, recursos e direitos autorais” proferida pela representante da Unesco no Brasil e membro da EducaDigital Maria Célia Giudicissi Rehder. deu início ao evento NEOA  PORTAS ABERTAS.
Inicialmente, ela mostrou a importância do Movimento “Educação Aberta” e convidou a todos os professores, da educação básica ao ensino superior a participarem dessa prática. Falou da importância do movimento para a promoção da equidade, inclusão e qualidade na educação e do papel da universidade em capacitar professores para a utilização e produção dos REA. Maria Célia mostrou dados que comprovaram o aumento do uso da TIC na pandemia da COVID19. Porém, destacou que a conectividade escancarou o problema da desigualdade social em nosso país, uma vez que muitos alunos não tinham acesso à internet para acompanhar as aulas. Os mesmos dados revelaram  a demanda por aprimoramento das habilidades digitais por parte dos professores, ou seja, a necessidade  de capacitação.

Passando à definição dos Recursos Educacionais Abertos – REA da Unesco, a palestrante falou sobre a importância do alcance dos REA no mundo todo. Citou a sua experiência na Guiné-Bissau onde recursos educacionais abertos produzidos no Brasil foram utilizados e que essa experiência mostrou a grande utilidade dos REA e, também a necessidade da adaptabilidade dos materiais às diversas realidades nas quais serão inseridos.

A palestrante indicou repositórios onde podem ser encontrados os REA e algumas ferramentas digitais  nos quais esses recursos educacionais podem ser produzidos. Ela falou sobre o  conhecimento como um bem comum e citou, rapidamente, documentos internacionais que são marcos importantes para a EA e que respaldam essa questão. Citou a Declaração da Cidade do Cabo (2007), Declaração de Paris (2012) – Congresso Global.

Maria Célia falou, ainda, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e demonstrou como os REA vem ao encontro desses objetivos, principalmente no que se refere à oferta de educação para todos.

Para acessar a palestra, clique em: