/* */ /*
*/

CEDUC realiza palestra on-line intitulada “ Planejando uma disciplina em três dimensões: conteúdo, competência e conhecimento.

No  dia 31 de março de 2022, às 14 horas, sob a apresentação da diretora do Centro de Educação da Unifei, Profa. Dra. Maria Elizabete Villela Santiago, aconteceu a palestra “ Planejando uma disciplina em três dimensões: conteúdo, competência e conhecimento que marcou o início do projeto de capacitação docente na Unifei.

A palestra foi ministrada pelo Professor Dr. Rodrigo Maximiliano Antunes de Almeida, um estudioso do tema educação em Engenharia.

O professor Rodrigo  defendeu uma nova atitude por parte dos professores que deve  ir além da visão conteudista da disciplina.

Ele mostrou como a inclusão dos conceitos de competência e conhecimento, utilizando como instrumento a Taxonomia de Bloom torna mais coerente a relação entre ensino e aprendizagem.

Segundo Rodrigo, o planejamento, bem como as atividades e a avaliação a serem propostas aos alunos precisam contemplar os domínios presentes na taxonomia ( cognitivo, afetivo e psicomotor) e, em sala de aula, o professor deve estimular as habilidades correspondentes a cada domínio. Ao final do processo, a avaliação deve corresponder ao nível trabalhado em sala.

O professor falou, ainda, sobre  o uso da metodologia ativa “Aprendizagem baseada em Projetos” que levou o curso de engenharia eletrônica à obtenção de bons resultados no Enade..

O evento foi uma iniciativa do Centro de Educação – CEDUC e contou com o apoio  do Núcleo de Educação Online e Aberta (NEOA), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação– IESTI e da Capes.

Para acessar a palestra, clique no link : https://youtu.be/54OaN0Depv8