/* */ /*
*/

O Núcleo de Educação On-line e Aberta - NEOA é um dos núcleos que fazem parte do Centro de Educação - CEDUC da UNIFEI e que tem como objetivo principal dar suporte ao desenvolvimento de atividades de ensino que incorporem Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs e mídias digitais para a oferta de Educação On-line e Aberta. O NEOA é um desdobramento do antigo Núcleo de Educação a Distância - NEaD que teve seu conceito ampliado para incorporar todo o tipo de método educativo e modalidade de educação que envolvam algum tipo de tecnologia on-line, tais como o Ensino Remoto, Ensino mediado por tecnologias, Ensino Híbrido, Ensino a Distância, entre outros. Dentre os objetivos do NEOA, citam-se: - Realizar estudos e pesquisas nas áreas de educação on-line e aberta; - Assessorar os órgãos da UNIFEI na formulação e implementação de projetos pedagógicos que utilizem educação on-line e aberta; - Desenvolver parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais, envolvendo educação on-line e aberta; - Propor, desenvolver, executar e acompanhar as ações que envolvam educação on-line e aberta nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNIFEI; - Apoiar a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade online; - Incentivar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs em sala de aula e na elaboração de material de apoio aos discentes; - Avaliar projetos e experiências na área de educação on-line e aberta na UNIFEI e em outras instituições. - Apoiar a realização de eventos científicos que utilizem ferramentas da educação on-line e aberta; - Realizar eventos relacionados ao tema educação on-line e aberta; - Realizar a manutenção das plataformas Moodle UNIFEI que são utilizadas como suporte para a oferta de disciplinas e cursos semipresenciais e a distância.

/*
*/
Moodle, acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um tipo de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Os AVAs são sistemas ou softwares que reúnem conteúdos, exercícios e ferramentas de cursos online para uma comunidade virtual. O Moodle, AVA adotado pela UNIFEI desde 2009, é um AVA de código aberto. Isso significa que ele é gratuito, que as melhorias são compartilhadas pelos usuários e que ele é altamente configurável. O Moodle é um ambiente intuitivo que permite aos professores a criação de um espaço privado online para a aprendizagem colaborativa. Esse espaço pode ser utilizado para a disponibilização de conteúdos, disciplinas e cursos. O Moodle UNIFEI é destinado, principalmente, à comunidade interna da UNIFEI e, por isso, não é aberto. No momento, ele abriga, em sua maioria, disciplinas semipresenciais e a distância dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFEI. O Moodle UNIFEI pode ser acessado em: https://moodle.unifei.edu.br/
MOOC é o acrônimo de Massive Online Open Courses. Esse acrônimo é utilizado para se referir a uma categoria de cursos que são disponibilizados de forma massiva (grande alcance), online (em uma plataforma na web) e abertos (qualquer pessoa pode acessar o conteúdo). Oferecemos pela UNIFEI alguns cursos da categoria MOOC, que podem ser acessados em: https://mooc.unifei.edu.br/
Alguns cursos de capacitação ou de extensão universitária ofertados no Moodle UNIFEI podem ser acessados pela comunidade externa mediante inclusão pelo coordenador da atividade. Já os cursos MOOC e os cursos da plataforma UNIFEI online são abertos para a comunidade e qualquer pessoa pode entrar e fazer seu próprio cadastro.
O sistema Artemis é um software de uso interno da comunidade UNIFEI que só pode ser utilizado por docentes da UNIFEI. Os docentes fazem uso desse sistema quando querem pedir a abertura de uma disciplina ou curso no Moodle UNIFEI.
Os materiais produzidos pelo NEOA/CEDUC/UNIFEI são protegidos pela lei de direitos autorais e seu uso sem a devida referência é proibido.
Os cursos MOOC podem ser acessados mesmo após a conclusão dos mesmos. Os cursos de extensão hospedados no Moodle UNIFEI e no UNIFEI Online têm data de início e término.